segunda-feira, 4 de junho de 2012

CAPED Paulo Freire pela Educação sem Homofobia




            Ao optar pelo curso de pedagogia e atuação no campo educacional, optamos também pelo contato com as problemáticas que impedem a igualdade social e a livre expressão humana.  É notável nas escolas brasileiras, a presença da violência, injúria e opressão nas relações entre alunos e professora (o)/aluna (o). Sabemos também que a maior parte das vítimas dessa opressão são pessoas que fogem do padrão heteronormativo. Nesse sentido, o CAPED vem colaborando para o combate à homofobia na Universidade e endossa a nossa responsabilidade na luta por escolas mais justas e igualitárias, que respeitem a diversidade sexual de tod@s cidadãs e cidadãos brasileiros. Não há fundamento moral ou ético aceitável para homofobia, nenhuma religião autoriza ou legitima o discurso do ódio, por isso professoras, pedagogias e convivências devem reconhecer a igualdade sexual como um valor, sendo a escola um espaço prioritário para ações de igualdade.
Lutamos não só pelo reconhecimento da diversidade sexual, mas também pelo combate à homofobia e ao sexismo, a promoção da cidadania e da cultura de paz nos espaços de convivência escolar.

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