quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aprovação da Lei da Palmada

Mesmo dividindo opiniões e gerando polêmica, a Lei da Palmada-PROJETO DE LEI Nº 2654 /2003 da Deputada Maria do Rosário-PT/RS foi aprovado na Câmara dos Deputados


Mais uma vitória para quem defende os Estatuto da Criança e Adolescente e para todos os professores, que terão maior autonomia para intervir junto à justiça quando observarem tais violações de direitos.

Segue o link do projeto de lei na íntegra:


Saudações!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Solicitações de Doações

Estamos desenvolvendo o projeto "A escola como dinamizadora de uma comunidade de aprendizagem", na E.M. Almerinda Bezerra Furtado, localizada no bairro Guarapes, com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos.

Neste semestre estão sendo oferecidas oficinas em diversas áreas tendo como um dos objetivos contribuir para geração de renda pelos alunos. Como culminância deste trabalho, serão realizados, no dia 17/12, um Auto de Natal (encenado pelos alunos da oficina de teatro) e um bazar/brechó para venda das produções dos alunos e de peças usadas.

Solicitamos sua contribuição para a organização do brechó com doações de roupas, sapatos, bolsas, cintos, objetos de decoração e etc.

As peças usadas serão vendidas com preços simbólicos e o valor arrecadado será utilizado para compra de material que os alunos utilizarão em novas produções. 

As doações podem ser deixadas com Anny na recepção do Centro de Educação até o dia 15 de dezembro.

Aproveitamos para convidar a tod@s para participar do evento e assistir ao Auto de Natal. Quem quiser ir, entre em contato com Yuri (88615898) do CaPed para combinar.

Agradecemos antecipadamente,

Professoras Marisa Sampaio e Rosa Pinheiro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

V Ciclo de educação Especial

V CICLO DE ESTUDOS E DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

06 a 08 de Dezembro de 2011


PROGRAMAÇÃO


Dia 6/12/2011

8h – Credenciamento
Local:

8h30min – Sessão de abertura

9h – Palestra inicial
- Desafios do processo de inclusão escolar
  Profª Dra Rita Vieira de Figueiredo – UFC

10h30min – Debates

11h30min – Lançamento de livros

12h – Intervalo para o almoço

14h – Mesa Redonda
- Acessibilidade Comunicacional no contexto escolar
  Profº Dr. Jefferson Fernandes Alves – PPGEd / UFRN
  Profª Dra Maria de Jesus Gonçalves – Depto de Fonoaudiologia / UFRN

15h30min – Intervalo

15h45min – Mesa Redonda
- Formação Docente e Educação Inclusiva
  Profª Dra Rita de Cássia Barbosa Magalhães – PPGEd / UFRN
  Profª Dda Francileide Batista de Almeida Vieira – UFRN

Dia 07/12/2011  

 

9h – Mesa Redonda

- Educação Inclusiva e Pesquisa
  Profª Dra Débora Regina de Paula Nunes – PPGEd / UFRN
  Profª Dra Lucia de Araújo Ramos Martins – PPGEd / UFRN
  Profº Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo – Depto de Fisioterapia / UFRN

11h15min – Debates

12h – Intervalo para almoço

14h às 18h – Oficinas e Mini cursos

Dia 08/12/2011

9h – Conferência
- Desafios epistemológicos da perspectiva inclusiva
  Profª Dra Albertina Martinez – UnB

10h45min – Debates

11h30min – Intervalo para o almoço

14h – Sessões de Comunicação Oral – relatos de experiência

17h30min – Encerramento

terça-feira, 29 de novembro de 2011

10% do PIB para Educação Pública

O CAPED apoia esta luta:
10% do PIB para a Educação Pública Já!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A lógica dominante dominando a educação

Desde que o mundo é mundo lembramos, relatamos e vivenciamos mudanças em nossa sociedade. Algumas dessas mudanças ocorrem seguindo a própria ordem da natureza, outras, no entanto, são realizadas pelo homem, e de certo modo acabam também sendo naturais, ou melhor, acabam naturalizando-se.

Parece cada vez mais natural viver em sua sociedade feito um “bicho” cercado pelas desigualdades sociais, pela competitividade, pelo individualismo, e aceitar a concentração de capital e de poder nas mãos de uma minoria. Parece ser cada vez mais natural a condição de ser pobre, de ser desempregado, de não possuir moradia, de não ter como se locomover, não ter o que comer, de não possuir estudo, ou mesmo de estudar em escolas sucateadas e “assistencialistas”. É cada vez mais natural viver a lógica capitalista.
Desse modo, não seria surpresa constatar que a cada dia mais e mais pessoas estão tendo acesso às escolas, conforme previsto em lei, mas ainda assim não estão tendo o acesso ao saber. Saber esse que vai muito mais além da matrícula escolar, da escolarização, da codificação e decodificação, muito mais além da simples e mecânica memorização, de fatos, dados, acontecimentos datados. Um saber real, que não é esse saber mentiroso e mascarado ofertado no jogo do dominador.
O saber real ao qual nos referimos nesse texto, exige cada vez mais que os indivíduos possuam conhecimentos e aptidões, que lhe permitam interpretar e fazer análises sob outra ótica, que foge a tradicional ótica positivista. Trata-se de um saber que possibilita ao indivíduo o desejo de investigar e descobrir tudo que está por traz de tudo. Tudo aquilo que é dado como certo, como inquestionável. Infelizmente esse saber real ainda não faz parte, ou se faz numa pequena proporção, do cotidiano das nossas salas de aula, da escolarização e da educação de nossas crianças e jovens.
Historicamente falando, na educação do nosso país muito já se lutou e ainda se luta por esse saber, pela implementação de um currículo que atenda não à economia vigente, nem à classe dominante, mas um currículo libertador, emancipador. Luta-se ainda nos dias de hoje para que nossas crianças tenham uma educação de qualidade e que não vendam seus pensamentos, sua consciência por um prato de comida ou uma bolsa auxílio qualquer. Nessas lutas por mudanças benéficas para a educação, para um currículo de qualidade livre de uma ideologia opressora, percebe-se o poder que a escola e, mais especificamente, as disciplinas possuem ao carregarem consigo conteúdos, concepções, métodos e professores que podem conduzir os estudantes para um caminho dialógico, reflexivo, critico e consciente, ou para uma vida de estudos inteiramente alienada e oprimida.
Seguindo essa mesma ótica encontram-se os livros didáticos. Seja na escolha com conteúdos que serão trabalhados em determinadas séries, seja em textos curtos, introdutórios ou mesmo na forma como se inserem suas atividades os livros também atuam como um meio de propagar uma ideologia. Por meio de informações equivocadas ou mesmo pela omissão de determinadas informações os livros também podem ser instrumentos de alienação.
Observa-se assim como a educação, ou melhor, a escola e a prática do professor podem conduzir a vida de um individuo, bem como a importância exercida na vida de todos que passam por ela, podendo atuar como um aparelho ideológico do Estado e nutrir a manutenção desse sistema ou atuar como um meio emancipador e dialógico, formando de fato cidadãos críticos e participativos. Só é extremamente lamentável que nos dias de hoje ainda existam escolas, livros e professores que educam para a alienação. Que não buscam instigar em seus alunos um pensamento reflexivo frente ao mundo.
Pensemos nisso e analisemos nossas práticas!
Você educa para a manutenção ou para a emancipação?

Blog afetuosamente criado pelos nossos companheiros Karina Peres e Rodrigo Barros e dedicado aos colegas do Curso de Pedagogia- UFRN.
Visitem!!!!!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Material do aulão de Didática para concurso do Estado

Oi minha gente,
é o seguinte conseguimos uma forma de colocar os arquivos da professora Marisa. É só acessar o link abaixo.
http://www.4shared.com/file/Lhx-zjnj/caped_material_didtica_marisau.html

Quem tiver dificuldade é só seguir o passo a passo e tudo dará certo.

1) Acesse o link: http://www.4shared.com/file/Lhx-zjnj/caped_material_didtica_marisau.html
2) Click na janela " BAIXAR AGORA"  ou " DOWNLOAD".
3) Aguardar o aquivo carregar ( são aproximadamente 20 seg, você visualizará a contagem)
4) Vai aparecer uma janela dizendo " BAIXAR O ARQUIVO AGORA", você clica e salva seu material.

Material da professora Luciane Terra (Legislação da educação brasileira):


 http://www.4shared.com/document/0ZQN--9H/Legislacao_educacional2.html

Material da professora Jaciene (Didática e educação infantil)

http://www.4shared.com/file/FFIjlt8K/Material.html

Bom estudo!
Saudações,
CAPED Paulo Freire

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chamada pública para seleção de bolsitas do Grupo TRAMSE


1.    Objetivos do Grupo

Realizar estudos sobre os sujeitos do campo e da Reforma Agrária no Rio Grande do Norte e no Brasil, suas relações com a educação, seus processos de organização política, social e de trabalho; e desenvolver projetos acadêmicos em articulação dialógica com esses sujeitos, na perspectiva da afirmação de direitos, ampliação de horizontes socioculturais e melhoria das condições de vida nas comunidades onde vivem.

2.    Das vagas

Encontra-se disponível 1 (uma) bolsa para estudantes de Pedagogia e/ou Licenciaturas das áreas de Humanas para a participação em atividades de pesquisa e extensão nos temas de interesse acadêmico do Grupo.

3.    Da inscrição

As inscrições devem ser feitas na sala 26 do Centro de Educação do Campus Central da UFRN, até 04 novembro de 2011.

1.    Dos documentos exigidos

Os documentos necessários à inscrição são os seguintes:

§   Histórico da graduação atualizado;
§   Currículo vitae.

2.    Condições de participação na Seleção

1.  Estar inscrito no cadastro único de bolsistas da UFRN, conforme Resolução 169/2008 – CONSEPE, de 2 de dezembro de 2008;
2.       Estar cursando entre o 5o. e o 7o. período
3.       Análise do Currículo Vitae;
4.       Análise do Histórico Universitário;
5.       Não ter vínculo empregatício;
6.       Identificação e apropriação mínima da temática que é objeto das preocupações acadêmicas do Grupo;
7.       Disponibilidade de viajar durante fins de semana a assentamentos rurais;
8.  Disponibilidade de tempo (20h semanais) para estudos e planejamento de atividades durante a semana;
9.       Não estar matriculado em outro curso em outra área ou outra instituição.

3.    Do processo seletivo

PERÍODO
AÇÃO
até 04 de novembro
Recebimento das inscrições e de documentação pelos candidatos.
de 07 a 14 de novembro
Análise da documentação dos candidatos.
16 de novembro
Divulgação da lista de candidatos selecionados para entrevista
17 a 18 de novembro
Entrevistas com candidatos.
22 de novembro
Divulgação do resultado das entrevistas com a publicação dos candidatos selecionados como bolsistas.

   4.    Dos resultado

O resultado será divulgado pela Coordenação do Grupo TRAMSE através do seu blog http://www.tramseufrn.blogspot.com e estará à disposição dos interessados na sala 26 do Centro de Educação da UFRN.

     5.    Maiores informações

Telefone: (84) 3342-2270  ramal: 255