Oi minha gente,
é o seguinte conseguimos uma forma de colocar os arquivos da professora Marisa. É só acessar o link abaixo.
http://www.4shared.com/file/Lhx-zjnj/caped_material_didtica_marisau.html
Quem tiver dificuldade é só seguir o passo a passo e tudo dará certo.
1) Acesse o link: http://www.4shared.com/file/Lhx-zjnj/caped_material_didtica_marisau.html
2) Click na janela " BAIXAR AGORA" ou " DOWNLOAD".
3) Aguardar o aquivo carregar ( são aproximadamente 20 seg, você visualizará a contagem)
4) Vai aparecer uma janela dizendo " BAIXAR O ARQUIVO AGORA", você clica e salva seu material.
Material da professora Luciane Terra (Legislação da educação brasileira):
http://www.4shared.com/document/0ZQN--9H/Legislacao_educacional2.html
Material da professora Jaciene (Didática e educação infantil)
http://www.4shared.com/file/FFIjlt8K/Material.html
Bom estudo!
Saudações,
CAPED Paulo Freire
Centro Acadêmico do curso de Pedagogia-UFRN. Chapa Dialogação "Um novo horizonte é o que nos move!" Gestão 2011-2012
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Chamada pública para seleção de bolsitas do Grupo TRAMSE
1. Objetivos do Grupo
Realizar estudos sobre os sujeitos do campo e da Reforma Agrária no Rio Grande do Norte e no Brasil, suas relações com a educação, seus processos de organização política, social e de trabalho; e desenvolver projetos acadêmicos em articulação dialógica com esses sujeitos, na perspectiva da afirmação de direitos, ampliação de horizontes socioculturais e melhoria das condições de vida nas comunidades onde vivem.
2. Das vagas
Encontra-se disponível 1 (uma) bolsa para estudantes de Pedagogia e/ou Licenciaturas das áreas de Humanas para a participação em atividades de pesquisa e extensão nos temas de interesse acadêmico do Grupo.
3. Da inscrição
As inscrições devem ser feitas na sala 26 do Centro de Educação do Campus Central da UFRN, até 04 novembro de 2011.
1. Dos documentos exigidos
Os documentos necessários à inscrição são os seguintes:
§ Histórico da graduação atualizado;
§ Currículo vitae.
2. Condições de participação na Seleção
1. Estar inscrito no cadastro único de bolsistas da UFRN, conforme Resolução 169/2008 – CONSEPE, de 2 de dezembro de 2008;
2. Estar cursando entre o 5o. e o 7o. período
3. Análise do Currículo Vitae;
4. Análise do Histórico Universitário;
5. Não ter vínculo empregatício;
6. Identificação e apropriação mínima da temática que é objeto das preocupações acadêmicas do Grupo;
7. Disponibilidade de viajar durante fins de semana a assentamentos rurais;
8. Disponibilidade de tempo (20h semanais) para estudos e planejamento de atividades durante a semana;
9. Não estar matriculado em outro curso em outra área ou outra instituição.
3. Do processo seletivo
PERÍODO | AÇÃO |
até 04 de novembro | Recebimento das inscrições e de documentação pelos candidatos. |
de 07 a 14 de novembro | Análise da documentação dos candidatos. |
16 de novembro | Divulgação da lista de candidatos selecionados para entrevista |
17 a 18 de novembro | Entrevistas com candidatos. |
22 de novembro | Divulgação do resultado das entrevistas com a publicação dos candidatos selecionados como bolsistas. |
4. Dos resultado
O resultado será divulgado pela Coordenação do Grupo TRAMSE através do seu blog http://www.tramseufrn.blogspot.com e estará à disposição dos interessados na sala 26 do Centro de Educação da UFRN.
5. Maiores informações
Telefone: (84) 3342-2270 ramal: 255
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
IV Encontro de Pedagogia- Bananeiras- PB
O ENCONTRO DE PEDAGOGIA foi criado no Campus III da Universidade Federal da Paraíba em 2008, a partir da iniciativa dos professores e alunos do Curso de Pedagogia que hoje fazem parte do Departamento de Educação (DE). O evento vem crescendo consideravelmente a cada ano e trazendo a discussão temas emergentes e atuais. Este ano a quarta edição do Encontro traz por tema:
“PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES’’.
Com o objetivo de discutir práticas educativas como contribuição para o desenvolvimento social e cultural da região Nordeste, se tornando um espaço aberto para múltiplas reflexões sobre elementos políticos, culturais e pedagógicos. Busca considerar as necessidades concretas da realidade social, econômica, política e cultural da região do Nordeste brasileiro, dando ênfase às particularidades que compõem o Estado da Paraíba. O eixo principal das reflexões é pensar as experiências e aprendizagens, reconhecendo interesses, diversidades, diferenças sociais, históricas, culturais, pedagógicas e identitárias das escolas e de outros lugares de educação.
PÚBLICO – ALVO:
- Estudantes de graduação e pós-graduação, educadores, demais profissionais e pesquisadores em Educação e áreas afins.
- Este é site do IV Encontro de Pedagogia, que ocorrerá nos dias 05, 06 e 07/12: http://epufpb.blogspot.com/
sábado, 8 de outubro de 2011
I Ciclo de Debates: A função social do educador na contemporaneidade
Com o objetivo de:
Debatedores:
- Fomentar espaços de discussão com e para estudantes de Pedagogia e demais licenciaturas.
- Mobilizar futuros educadores para a necessidade de refletir e dialogar sobre os desafios inerentes ao campo da educação na esfera local e nacional
- Fortalecer a organicidade e a participação política dos graduandos junto às questões relevantes e contemporâneas recorrentes na UFRN.
O Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRN (CAPED) realiza mais uma edição do Ciclo de debates pedagógicos, políticos e sociais, trazendo neste mês à luz do diálogo a temática da Educação do Campo:
26/10/11
Educação do Campo: conquistas, desafios e horizontes
Local: Auditório do Centro de Educação
Horário: 19:00 às 22:00
Debatedores:
Prof. Dr. Alessandro Augusto de Azevedo
José Equeoma – Graduando em Pedagogia da Terra – MST
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
34ª Reunião da ANPED
Após 18 anos sendo realizada na região sudeste do Brasil, a Reunião Anual da ANPEd ocorre na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, orientada pela necessidade de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em Educação nas regiões norte e nordeste. Além disso, inova-se ao buscar um formato que se adéqüe as exigências resultantes do crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que tal crescimento apresenta. É com o espírito de mudança e renovação que a 34ª. RA busca promover o encontro de pesquisadores e pesquisadoras em Educação das mais diversas partes desse imenso Brasil para expor seus resultados de estudos e pesquisas e debater o destino da pós-graduação e sua inserção na realidade brasileira.
Entre os dias 2 e 5 de outubro estarão reunidos pesquisadores e pesquisadoras em Educação, docentes e discentes dos 108 Programas de Pós-Graduação em Educação deste país, além de convidados especiais que, com suas experiências e reflexões, deverão enriquecer o debate educacional. São eles pesquisadores estrangeiros de distintos países, tanto da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Guatemala, Nicarágua) quanto dos Estados Unidos e Europa (França, Inglaterra e Portugal), além de pesquisadores que se dedicam a outras áreas do conhecimento. Incluem-se, ainda, entre nossos interlocutores, representantes de segmentos da sociedade civil organizada e do governo em seus distintos âmbitos.
Diretoria da Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
CARTA DE REPÚDIO
No dia 12 de Setembro às 18:25h, a tuma de Pedagogia do 5º período, na qual estava ocorrendo a aula de Ensino de Matemática I, ministrada pelo professor doutor Francisco Peregrino, presenciou uma atitude de extrema falta de respeito pela autoridade do professor dentro de sala de aula.
Um grupo de alunos do curso de Direito invadiu (o termo é coerente com a ação, pois não estava no horário de término da aula), sem nenhuma autorização prévia do docente em questão, a sala C2 do Setor I. Além de interromper a atividade que o professor realizava, os alunos acompanhados por um professor (o que torna a atitude mais lamentável) entraram fazendo barulho com ar de deboche. Houve ainda intervenções do professor Peregrino, alertando-os da postura anti-ética que os alunos estavam tomando, porém nada adiantou e a invasão dos graduandos do 4º período de Direito interrompeu de forma autoritária o andamento da aula.
O CAPED (Centro Acadêmico de Pedagogia) Paulo Freire relata essa notícia com muita indignação, pois defendemos uma relação mútua de respeito e convivência harmônica entre os cursos que funcionam no Setor1 e em toda Universidade. Relatamos também, que não é a primeira vez que alguns alunos do curso de Direito não atendem aos pedidos de silêncio dos professores do nosso curso, quando estão nos corredores nos intervalos de aulas. Em suma, gostaríamos de demonstrar nosso repúdio a esse tipo de postura, que só causa constrangimento à quem presencia e denigre à imagem dos alunos do curso de Direito.
Lamentável saber, mais uma vez, que o desrespeito pela figura do professor não é exclusividade de adolescentes da rede básica de ensino.
Lamentável saber, mais uma vez, que o desrespeito pela figura do professor não é exclusividade de adolescentes da rede básica de ensino.
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